Microsoft revela pesquisa com os primeiros impactos do Copilot

77% dos entrevistados afirmam que não querem voltar a trabalhar sem o Microsoft Copilot

A Microsoft publicou o primeiro relatório sobre o Copilot e seus impactos para os usuários. O Copilot é uma ferramenta de IA generativa integrada aos aplicativos do Microsoft 365.

Ele funciona de maneira similar ao ChatGPT. Porém, se alimenta dos dados da própria empresa em vez de dados públicos, para gerar resultados alinhados com a realidade de cada organização.

Dessa forma, ele se comporta como um assistente pessoal para cada colaborador, da diretoria ao operacional, ajudando a acelerar tarefas, garantir mais qualidade nas entregas e estimular a criatividade para impulsionar a inovação.

Como resultado, todos podem focar nas tarefas que dependem exclusivamente das habilidades humanas e deixar as máquinas realizarem aquilo que é menos estratégico.

Impactos do Microsoft Copilot

De acordo com a pesquisa, 85% dos usuários afirmam que o Copilot tem gerado impactos positivos na produtividade e na eficiência dos times, auxiliando profissionais de diferentes áreas a reduzir os esforços para concluir tarefas rotineiras, como: encontrar informações mais rápido; resumir e se atualizar sobre reuniões; escrever textos e e-mails e processar e-mails.

Após perceberem os ganhos em seu cotidiano, 30% dos usuários disseram que o uso do Copilot influenciaria sua escolha por um local para trabalhar.

Inclusive, para se ter ideia do valor do Copilot para os times, a maioria dos funcionários entrevistados prefere o acesso à ferramenta a ganhar um almoço grátis no trabalho.

Produtividade e qualidade do trabalho

– 70% dos usuários afirmaram ser mais produtivos com o Copilot.

– 73% disseram que podem concluir tarefas mais rápido.

– A ferramenta proporciona a economia de 29% de tempo em tarefas específicas, como escrever, resumir e pesquisar.

– 64% relataram que o Microsoft Copilot ajuda a processar e-mails com mais agilidade.

– No Teams, os usuários conseguiram resumir uma reunião perdida quase 4x mais rápido (3,8 vezes) do que os que não usaram o Copilot.

A IA otimizou não só o tempo para realizar tarefas, como também melhorou a qualidade do trabalho realizado. Os dados mostram que o Copilot ajudou a gerar ideias mais criativas e os usuários passaram a escrever textos, incluindo e-mails, mais claros e concisos.

Copilot em vendas

133 vendedores entrevistados, que usaram o Copilot for Sales, revelaram que a ferramenta pode ajudar a identificar oportunidades de vendas, unificar dados de marketing e vendas e personalizar o envolvimento do cliente.

Eles relataram uma economia de 90 minutos por semana ao usar o Copilot for Sales em tarefas como essas.

Entre os resultados mais importantes na área de vendas também podemos destacar:

Aceleração da produtividade: 83% dos vendedores perceberam um aumento significativo na produtividade ao usar o Copilot for Sales. Isso os permitiu dedicar mais tempo a atividades estratégicas, como interações com clientes e identificação de oportunidades de vendas.

Redução do trabalho administrativo: 79% dos entrevistados afirmaram que o Copilot for Sales ajudou a reduzir a quantidade de tarefas administrativas, os permitindo focar em trabalhos de alto valor. Isso ajudou 78% dos vendedores a permanecerem concentrados em seus fluxos de trabalho. Facilidade na atualização de dados em sistemas CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente): 68% dos vendedores relataram uma melhoria na capacidade de manter os sistemas CRM atualizados com menos esforço, o que é crucial para uma gestão eficaz do relacionamento com o cliente.

Tudo isso ajudou os vendedores a ficarem mais próximos de seus clientes, com 67% dos usuários do Microsoft Copilot respondendo que conseguiram passar mais tempo com eles.

Copilot no atendimento ao cliente

A Microsoft também realizou um estudo com sua própria equipe de Atendimento e Suporte ao Cliente (CSS). Afinal, é uma das maiores equipes de atendimento do mundo para dar conta de tamanha demanda.

O estudo foi feito com 6.500 agentes de atendimento que usaram o Copilot no Dynamics 365 Customer Service e um grupo de controle de 5.000 agentes que não usaram o Copilot.

Nas equipes que usaram o Copilot, a IA ajudou a resolver casos mais rápido, encaminhar problemas de forma inteligente e detectar tendências nas interações com os clientes.

Resultados:

  • Redução de 12% no tempo gasto para resolver um caso quando os agentes usaram o Copilot.
  • Os agentes de atendimento conseguiram resolver de forma independente 10% dos casos que, antes, exigiriam a colaboração com seus pares.

Copilot em segurança cibernética

O estudo também foi realizado com 149 analistas de segurança, divididos em dois grupos – com e sem o Copilot for Security. A Microsoft solicitou aos grupos que identificassem scripts comumente usados em ataques cibernéticos, criassem relatórios de incidentes e identificassem etapas para correções dos problemas.

Os dados trouxeram os seguintes cenários:

Aumento na precisão e velocidade dos trabalhos: os usuários do Microsoft Copilot tiveram uma precisão 44% maior para concluir essas tarefas e foram 26% mais rápidos.

Redução do esforço na realização das tarefas e maior qualidade no trabalho: 83% dos analistas disseram que o Copilot reduziu o esforço para concluir as tarefas de segurança. E 86% disseram que o Copilot for Security melhorou a qualidade do seu trabalho.

Como resultado, 90% dos entrevistados responderam que usarão o Copilot novamente para realizar as mesmas tarefas.

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