Definição de CRM, seus diferentes tipos, os panoramas em que atua e benefícios

sábado, 22 janeiro, 2022

O que é CRM?

Já vimos no post anterior o que faz um CRM. Qual sua responsabilidade e importância dentro da empresa.

Também vimos que os bons CRMs rastreiam dados de clientes, conectam uma equipe inteira em qualquer dispositivo, dominam de forma inteligente os e-mails de consumidores, simplificam tarefas e aumentam a eficiência de sua empresa, juntando dados e tarefas. Seguindo todas as possibilidades mencionadas, também utilizam inteligência relacional com o intuito de criar insights que acionam atividades de vendas, marketing e serviços. Ao entrelaçar essas informações em uma única plataforma, os sistemas de CRM fornecem um panorama completo dos consumidores, para que sejam criadas experiencias aperfeiçoadas que possibilitam um laço de lealdade e fidelidade entre sua marca e seu cliente.

Porém hoje vamos falar sobre os tipos e quais os panoramas que ele pode ajudar em sua empresa.

Tipos de CRM:

Existem dois tipos de CRM que serão escolhidos dependendo do trajeto e orçamento de sua empresa: CRM na nuvem e CRM local.

Para o CRM local é indispensável uma equipe de TI que mantenha o sistema num único servidor físico, necessitando também a instalação do software de CRM um computador ou um servidor.

O CRM na nuvem é online, dito isso, não é necessária a instalação do sistema no computador e nem de uma equipe de TI. O software armazenado na nuvem é de fácil acesso para qualquer navegador e dispositivo, o que gera forte flexibilidade ao vendedor, já que deste modo ele pode acompanhar seus clientes e consumidores de qualquer forma e em qualquer lugar.

Os panoramas em que o CRM atua:

O sistema do CRM atua no âmbito de vendas, marketing e de serviços.

- Vendas:

No cenário de vendas, o CRM causa impacto ao possibilitar o rastreamento de clientes em potencial, monitorando este processo com uma visão panorâmica dos leads atuais. O sistema também acompanha o monitoramento de suas vendas com atividades de acompanhamento para que elas não fiquem perdidas, além de acompanhar suas metas e encontrar os melhores representantes, clientes e oportunidades em potencial.

- Marketing:

O CRM auxilia no âmbito de marketing de sua empresa ao criar campanhas digitais, conduzindo o envolvimento e os efeitos de tais campanhas por meio de relatórios que são providenciados pelo próprio sistema. O auxílio do CRM no marketing também fornece jornadas exclusivas e personalizadas a seus clientes, resultando em maior envolvimento de compradores e consumidores.

- Serviços:

O CRM possibilita auxílio aos clientes quando houver qualquer tipo de problema. O sistema ajuda sua empresa a compreender as necessidades de seus clientes por diversos meios sociais, como email, chat ao vivo etc. O CRM também disponibiliza o encaminhamento de problemas dos consumidores com o intuito de agilizar o processo de resolução, com os dados centralizados e armazenados em uma só plataforma, o processo se torna fácil e rápido.

Benefícios do CRM:

O sistema de CRM, como pudemos notar, possibilita e apresenta diversos benefícios que impulsionam o sucesso de sua empresa. Podemos tomar como exemplo os seguintes fatores:

-  A identificação e o engajamento dos melhores clientes para sua marca, por meio de dados que orientam e acompanham as ações e desempenhos do consumidor, possibilitando e direcionando sua empresa aos clientes em potencial corretos.

- O aperfeiçoamento da interação com o cliente, que com o CRM, possibilita que todos os dados e histórico de compras de consumidores sejam armazenados, possibilitando uma comunicação com o vendedor mais fácil e mais aprimorada, de forma com que seja prestado o melhor e mais atento serviço para cada cliente em particular.

- O acompanhamento da jornada de seu cliente que auxilia no direcionamento de novos caminhos e campanhas, impulsionando ainda mais o envolvimento do consumidor.

- O aumento da produtividade da equipe de sua empresa, já que todos os processos de vendas são simplificados e aprimorados com o CRM.

- O alinhamento de vendas, marketing e SAC, já que o CRM oferece um panorama particular de cada cliente, facilitando um serviço prestativo e o entendimento da jornada de cada cliente.

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